
Pra começar, o site tropeça em perguntas simples. Tente converter 8:40 PM no horário local de New York para o horário de Londres. Ou fazer uma comparação entre a Califórnia e São Paulo. No primeiro caso, o Wolfram simplesmente não entendeu minha pergunta. No segundo, os dados de São Paulo eram poucos e incompletos: para alguém ignorante, por exemplo, o mapa mostrado não permite afirmar ao certo se São Paulo é um estado do Brasil, uma cidade, ou ainda se o próprio santo habita o litoral brasileiro.
E ok, ainda se o Alpha não for parte do nome do site, e sim indicação de que ele ainda está em sua versão preliminar (o que atenuaria a gravidade dos defeitos acima), o principal problema dele não está aí. Não é de ordem tecnológica, e reside na própria missão do site, aquela que coloquei no primeiro parágrafo. A idéia de gerar respostas a partir de uma base centralizada vai contra a noção que mantém a web viva até hoje: o espalhamento, a distribuição de informação. A idéia de que uma fonte só é boa pois existe outra que a complementa, ou mesmo que a nega.
Ora, o Google não seria tão bom se retornasse apenas resultados vindos dos livros do Google Books, essa sim, base "própria" do site. Ele é o que é pois comporta-se como a clássica search engine: retorna resultados, pura e simplesmente. E o faz bem. E mesmo a Wikipedia, ainda que centralizada, é contruída de modo colaborativo. Já o Wolfram|Alpha não retorna resultados externos (exceção feita a alguns esparsos link aqui e ali), e não deixa ninguém meter o bedelho em suas bases.
O Wolfram|Alpha seria um Google Killer se tivesse surgido há alguns bons anos atrás. A Internet amadureceu, e nós amadurecemos com ela: não queremos mais que nos dêem a informação assim, de graça; queremos tão somente (boas) ferramentas que nos levem a ela. Gerar gráficos bonitinhos e tabelas comparativas tem a ver com isso, mas não são principal.
Mas é claro, eu posso estar enganado...e, se de fato estiver, é bem provável que seu e-mail seja um @wmail daqui a alguns anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário